Visita do Ministro da Saúde e da Segurança Social ao INPS

O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário, realizou, no dia 28 de Fevereiro, uma vista à sede do INPS na cidade da Praia, com vista a conhecer o resultado da recente remodelação feita no edifício, bem como inteirar-se do funcionamento do Instituto. No decorrer da visita, o Sr. Ministro passou por todas as estruturas para uma breve conversa com cada responsável e técnicos, que o explicaram a logica e essência dos processos com os quais trabalham diariamente.

Ainda no âmbito da visita, a Sra. Presidente da Comissão Executiva Dra. Orlanda Ferreira, aproveitou a presença do Ministro para expor alguns constrangimentos que o Instituto enfrenta nas diferentes áreas, aproveitando a ocasião para apresentar os grandes desafios que o INPS tem pela frente e que no entender da Comissão Executiva merecem uma atenção especial do Governo.

Os desafios elencados foram vários, porém, a tónica recaiu na necessidade de se implementar medidas para contornar a situação das dívidas das instituições públicas e privadas para com Previdência Social, caso contrário tal situação poderá perigar a sustentabilidade do sistema a medio e longo prazo. Um outro grande desafio apontado pela Sra. PCE, se prende com o tema das receitas eletrónicas, que considera ser um projeto que deve entrar na agenda do Governo, pelas vantagens que poderá trazer ao sistema de saúde nacional, e consequentemente, para o INPS que verá certamente alguns custos reduzidos, bem assim, conferir maior possibilidade de controlo às situações de fraude.

Por seu turno, o Sr. Ministro, deixou a mensagem de que irá levar estas preocupações para serem analisadas, em sede própria, e ver onde e como poderá o seu Ministério apoiar o INPS, através de mobilização de fundos, junto a parceiros internacionais, para financiar a implementação dos projetos que o Instituto tem em carteira.

Na sua entrevista com a comunicação social, o Dr. Arlindo do Rosário, mostrou-se satisfeito com o resultado alcançado com a reestruturação do prédio da sede, que passou a ser um edifício moderno, acessível a pessoas portadoras de deficiência, e com ótimas condições de trabalho para os colaboradores do Instituto.

A visita terminou após uma reunião reservada entre o excelentíssimo Sr. Ministro e a Comissão Executiva.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Scroll to Top